Workprint

Contato

Área Restrita

NOTÍCIAS

25/09/2013

Fórum de Araçatuba passa a receber ações por meio da internet

Este é o primeiro passo para eliminar as pilhas de processos no local.
Em Araçatuba são mais de 100 mil processos em andamento.




A partir da semana que vem, o Fórum de Araçatuba (SP) passará a receber somente ações enviadas pela internet. Este é o primeiro passo para eliminar as pilhas de processos que se acumulam nas mesas da justiça. Por isso, os funcionários e advogados estão fazendo cursos sobre o novo sistema.
A rotina da advogada Cláudia Aparecida Magalhães é preparar a documentação, fazer petições, ir ao cartório. O resultado desse trabalho são processos e mais processos, que se acumulam com o passar dos anos e acabam ocupando espaço em seu escritório.
A digitalização vai eliminar pilhas de processos. Em todo Estado há mais de 20 milhões em andamento. Em Araçatuba são mais de 100 mil. E já não há mais espaço nos fóruns para arquivar tantos documentos.
Por isso, cadastrando as novas petições pela internet, além de resolver o problema de espaço, o advogado não vai mais precisar ir ao Fórum para acompanhar os processos, já que poderá fazer isso de qualquer lugar.  “Isso vai aumentar a possibilidade de os advogados pegaram processos na região, já que ele não precisará ir até a cidade, poderá fazer pela internet”, afirma a advogada.
A petição online vai economizar tempo, espaço, agilizando o andamento dos processos. O cadastro será montado por meio de um programa. Cursos online já estão sendo oferecidos para capacitação. “Estamos fazendo treinamento à distância e os advogados estão se capacitando também. Eles vão precisar de uma certificação digital para ter acesso ao sistema”, diz o juiz Márcio Eid Sammarco.
As ações antigas vão continuar tramitando no papel. O presidente da OAB, Ordem dos Advogados do Brasil, em Araçatuba, acredita que alguns profissionais podem enfrentar dificuldades durante a transição. “Na OAB estamos providenciando cursos para a digitalização. Advogados da ordem e funcionários vão ajudar os advogados que tiverem alguma dificuldade”, afirma o presidente Alceu Batista de Almeida Júnior.
Além de Araçatuba, a capacitação está sendo feita com os funcionários dos fóruns deAndradina (SP), Birigui (SP) e Penápolis (SP), onde o sistema também passa por digitalização. O treinamento termina nesta como petições e protocolos estão prejudicados. O mesmo não vale para s so urgentes e aqueles que já haviam sido agendados. sos urgentes e aqueles que já há viam sido agendados. aqueles que já haviam sido agendados. 

Do G1 Rio 


« voltar

NOSSAS SOLUÇÕES NOSSAS SOLUÇÕES
PROCURE O PRODUTO IDEAL PROCURE O PRODUTO IDEAL
CONSTRUA SEU PROJETO CONSTRUA SEU PROJETO
Voltar ao topo
NEWSLETTER

Cadastre-se para novidade

ENDEREÇO

R. Antônio Bastos, 123 - Vila Bastos, Santo André - SP, 09040-220
Fone: (11) 4432-2500
Whatsapp: (11) 98513-0551 | (11) 98290-5337

Agência de Marketing em Santo André